sexta-feira, 14 de março de 2008

Tudo sobre Anorexia e Bulimia


Anorexia

A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

Os seguintes indicadores ou sintomas sugerem diagnóstico clínico de anorexia:
-Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
-Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
-Negação quando questionado sobre o transtorno.
-Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
-Outros sintomas e perigos incluem:
-Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer impotência e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
-Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante malformação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
-Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
-Depressão profunda.
-Tendências suicidas.
-Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
-Obstipação grave.
-Danos intestinais, quando o anoréxico faz uso excessivo de laxativos.durante o dia e em torno dos olhos durante a noite.
-Aparecimento de lanugo.

BULIMIA

Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar associada à anorexia nervosa, com um diferencial: a pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, seguidos pelo sentimento de culpa por causa do ganho de peso. Para "compensar" o ganho de massa, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e/ou faz uso excessivo de purgantes e diuréticos.
Além dos mesmos danos à saúde causado pela anorexia, a bulimia nervosa tem outras complicações, tais como : danos severos ao esôfago, às glândulas salivares e aos dentes, por causa do ácido estomacal, presente no vômito, que corrói tais órgãos,o que em alguns casos pode levar à morte.
Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e, assim, buscam ocultar seus sintomas. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.
Após a Bulimia ter persistido por algum tempo, os pacientes podem afirmar que seus episódios compulsivos não mais se caracterizam por um sentimento agudo de perda de controle, mas sim por indicadores comportamentais de prejuízo do controle, tais como dificuldade a resistir em comer em excesso ou dificuldade para cessar um episódio compulsivo, uma vez que iniciado.
Esses pacientes podem "jejuar" por um dia ou mais ou exercitar-se excessivamente na tentativa de compensar o comer compulsivo.


O que e Bulimia