sexta-feira, 14 de março de 2008

Tudo sobre Anorexia e Bulimia


Anorexia

A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica ou anoréctica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de auto-imagem, dismorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

Os seguintes indicadores ou sintomas sugerem diagnóstico clínico de anorexia:
-Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
-Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
-Negação quando questionado sobre o transtorno.
-Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
-Outros sintomas e perigos incluem:
-Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer impotência e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
-Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante malformação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
-Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
-Depressão profunda.
-Tendências suicidas.
-Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
-Obstipação grave.
-Danos intestinais, quando o anoréxico faz uso excessivo de laxativos.durante o dia e em torno dos olhos durante a noite.
-Aparecimento de lanugo.

BULIMIA

Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar associada à anorexia nervosa, com um diferencial: a pessoa bulímica tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, seguidos pelo sentimento de culpa por causa do ganho de peso. Para "compensar" o ganho de massa, o bulímico exercita-se de forma desmedida, vomita o que come e/ou faz uso excessivo de purgantes e diuréticos.
Além dos mesmos danos à saúde causado pela anorexia, a bulimia nervosa tem outras complicações, tais como : danos severos ao esôfago, às glândulas salivares e aos dentes, por causa do ácido estomacal, presente no vômito, que corrói tais órgãos,o que em alguns casos pode levar à morte.
Pacientes bulímicos costumam envergonhar-se de seus problemas alimentares e, assim, buscam ocultar seus sintomas. Dessa forma, as compulsões periódicas geralmente ocorrem sem o conhecimento dos pais, dos amigos ou das pessoas próximas.
Após a Bulimia ter persistido por algum tempo, os pacientes podem afirmar que seus episódios compulsivos não mais se caracterizam por um sentimento agudo de perda de controle, mas sim por indicadores comportamentais de prejuízo do controle, tais como dificuldade a resistir em comer em excesso ou dificuldade para cessar um episódio compulsivo, uma vez que iniciado.
Esses pacientes podem "jejuar" por um dia ou mais ou exercitar-se excessivamente na tentativa de compensar o comer compulsivo.


26 comentários:

morot: Silvia Fernandes e Luciana Grisanti disse...

Depoimentos

Tenho 22 anise sofro de Distúrbio Alimentar desde os 17 anos eu provoco o vômito. cheguei a pesar 28 kg, achei q tava linda ate começar a ter vários problemas, parei de menstruar durante 3 meses, fui várias vezes ao hospital sem ter consciência nenhuma...mas ñ conseguia perceber que tinha algo errado comigo. Ate q um dia comprei uma revista q tinha uma matéria da XUXA, e lendo a revista tinha uma parte q falava sobre a Anorexia e bulimia... li mas ñ achei q tinha isso, que tudo ia passar, mas não passou, comecei a vestir 2 calças pra ninguém percebe como tava magra mas ninguém percebeu mesmo...Ate q conheci um cara quando tinha acabado de completar 22 anos, ele me ajudou muito descobriu o q tinha e mi liga sempre depois q almoçava e ficava conversando comigo, até q Deus levou ele de mim...e voltei tudo de novo só q pior pois olho as calorias, calculo pra comer 500 calorias no máximo. Já cheguei a ficar sem comer durante 3 dias...só comia "gelatina"...ñ tava agüentando mais pois tinha prometido pra ele q ia parar com isso resolvi procurar ajuda e contei tudo pra minha irmã...pois ñ agüentava mas as dores nos ossos, muita dor de cabeça, tontura e vomitava tudo q comia.
Fui procurar ajuda com uma psicóloga Ângela Renata, q me ajuda muito ela e um "anjo", conto tudo pra ela pois quero melhorar, não quero morrer q mostra pra ele q esteja onde ele estiver q eu venci q pelo amor q tenho por ele q vou melhorar. Às vezes penso em desisti pois pra mim e muito ruim ter q comer, é um sacrifício...Hoje ñ tenho consciência de tudo me acho gorda, e tenho pavor de engordar, só de pensar me da vontade de vomitar... Espero um dia volta aqui e escreve q to curada...Mas hj estou em tratamento c/psicólogo, psiquiatra, nutricionista sei q tudo depende de mim, mas e tão difícil. Tenho fé que vou melhorar.

Postado por Dylan Dani e Ale

Unknown disse...

espero q quem sofra dessa doença com fé em deus se cure

Unknown disse...

tenho 14 anos, tenho bulimia, e pessoas dizem que tenho anorexia. Mas me sinto meia fora do peso e nao sinto meu corpo bonito, me acho gorda, mas todos me falam que estou magra demais, mais nao consigo enchergar! Preciso de ajuda...tenho 30 kg com 1:70 de altura...

Unknown disse...

ADOREI a maateriaa mee ajudoo aa sabeer maaais sobre a doença ! e tbm sobre o meu trabalho de escoola ;d

Unknown disse...

espero que vcs consigam vencer sei que deve ser dificil mas vou pedir a deus força pra todos vcs,e que se algum dia vcs pensarem em desistir de tudo pensem sempre positivo e nunca desistam da vida ... NOS ESTAMOS TORCENDO POR VCS!!!!

Unknown disse...

espero que vcs consigam vencer sei que deve ser dificil mas vou pedir a deus força pra todos vcs,e que se algum dia vcs pensarem em desistir de tudo pensem sempre positivo e nunca desistam da vida ... NOS ESTAMOS TORCENDO POR VCS!!!!

Unknown disse...

espero que vcs consigam vencer sei que deve ser dificil mas vou pedir a deus força pra todos vcs,e que se algum dia vcs pensarem em desistir de tudo pensem sempre positivo e nunca desistam da vida ... NOS ESTAMOS TORCENDO POR VCS!!!!

Unknown disse...

Espero que vocês encontrem em deus a fé,para poderem segui em sempre,e que melhorei a alto estima para poderem se ajudarem.

Cansei de ser Mulher Maravilha disse...

Oi, tenho um Blog que se chama: cansei de ser mulher maravilha, tento através dele auxiliar as pessoas a enfrentar seus problemas e tristezas, comecei esta luta para que a mídia e a indústria da moda não destruam os sonhos de pessoas lindas! Sempre que precisarem me procurem! Um carinhoso abraço!
Flávia
canseidesermulhermaravilha.blogspot.com

ANA FLAVIA disse...

tenho 12 anos e acho que sofro dessa doença e essa materia me ajudou muito

Mirian Martimiano disse...

Olá tenho 24 anos,sofri de anorexia dos 18 aos 20,quase morri chegando a ser internada duas vezes pesava 90 kilos e fui pra 47,tenho 1.67 de altura.Hoje consegui me recuperar com muito esforço.Se alguem quiser conversar esse é meu blog...As vezes é bom deabafar pois pensamos que estamos sozinhos...
http://filhadarainhadovento.blogspot.com/

MILI disse...

É DIFICIL MAS NÃO É IMPOSSIVEL A CURA, BASTER TER CORAGEM E PERDIR AJUDA ESTOU ME FORMANDO EM PSICOLOGIA E ESTOU ESTUDANDO SOBRE A DOENÇA COM CARINHO E RESPEITO AS PESSOAS, E SEI QUE SO DEPENDE DA PESSOA ADMITIR A DOENÇA ESSE É O PRIMEIRO PASSO.

fernanda disse...

bom,pessoal eu venho sofrendo com isso há 5 anos e me encontro num momento de desconsolo total por que apartir do dia em que começei a praticar os vomitos, a depressão e nos ultimos 2 anos diagnosticaram em mim transtorno bipolar.pessoal o verdadeiro motivo pra eu estar aqui hoje é pedindo que pelo amor de deus orem e por mim to quase morrendo e espero que deus ajuda as meninas com esses problémas pois eu me encontro num beco sem saida não tenho mais jeito faze terminal!
cuidado meninas depóis de muito tempo fui perceber a burra do q fiz!!!

Meiri vieira disse...

ja passei por isso sei como er,nao e facil mais tbm nao e impossivel...e preciso força de vontade e atitude e pricipalmente fe em Deus..tudo se resolvera.pense positivo nunca desista da vida pois la na frente a uma resposta para tudo..eu consegui e vencii.

bia rebelde disse...

ola tenho 11 anos posso ser nova mais quaze sofro achava gorda mais tds falanvam q eu estava magra q isso e aquilo ate pensei em botar td q comia para fora mais ainda bem q nao fiz isso e hj acredito q nao estou gorda magra sou muito feliz por nao ter feito nenhuma bobagem e pesso aquelas pessoas q sofram disso q curem e nao faça mais isso pode levar a morte e nao e´vc q vai sentir saudades sim seus familiares e nao tenha vergonha de seu corpo mostre ele mesmo sendo gorda magra ou sei la mais o q nao deixe de sorrir e esquessa dessas bobagens tem muitas pessoas q fortinhas mais levam uma vida tranquila como uma tal de carla ela e´obesa mais nao deixando disso faiz o q gosta dançar e nao da nem bola para o q os outros falam sobre ela pq ela ta fazendo o q gosta
espero q vcs se curem

Unknown disse...

oi meu nome é eduarda e faz 4 semanas que sofro com bulimia . fui ao medico e ele disse que o primeiro passo era aceitar que eu tenho a doença , mas eu não consigo ! eu como , como , me sinto mega culpada com vontade de chorar , sinto dores na barriga e só me sinto alividada depois que eu provoco o vômito .
Tenho um trabalho na escola e vou ter que falar sobre esse assunto pr turma toda . o site me ajudo bastante .

Unknown disse...

Gostei muito porque a garota que eu amo tem isso .. entaão espero que quem estiver coom essa doença melhore 100% e que minha princesa tbm melhore

Anônimo disse...

Olá! Já faz um tempo que eu não sentia mais vontade de comer e passava muito tempo sem comer, não sentia culpa de comer e engordar mas também não tinha vontade até que uma médica disse para minha mãe que eu tinha tendência a ser bulímica, por isso eu me obrigo a comer, nem que seja um pouquinho! Além disso eu uso as fanfics, histórias criadas por fãs para ajudar as pessoas a entenderem mais e ajudar alguém que conheça que possa ter... Quando me falaram que eu tinha tendências foi que me dei conta que já estava começando a ter já tinha muita queda de cabelo e o meu intestino estava um horror então eu me apeguei ainda mais a uma das minhas divas, a cantora Anahí do RBD acho que todo mundo conhece, ela sofreu de Anorexia e conseguiu melhorar, para mim ela é um exemplo e é quem me da forças para ter esforço e vontade de voltar a ser como sempre fui!!!

Unknown disse...

Por Favor ! Tenho uma amiga que sofre de Bulimia e Anorexia, quero ajudar e não sei como. me ajudem? E sei que não é só dar forças!

rita disse...

eu tenho 15 anos e nao sei bem o que tenho. a maior parte dos dias eu faço uma unica refeiçao e no fim provoco o vomito pois nao quero engordar. disseram.me que tenho bulimia mas eu nao sei pois as bulimicas comem em excesso e se sentem culpadas mas eu nem sequer como...o que tenho??

rita disse...

eu tenho 15 anos e nao sei bem o que tenho. a maior parte dos dias eu faço uma unica refeiçao e no fim provoco o vomito pois nao quero engordar. disseram.me que tenho bulimia mas eu nao sei pois as bulimicas comem em excesso e se sentem culpadas mas eu nem sequer como...o que tenho??

Unknown disse...

Muito obrigado pelo texto, gostei do site e dos comentários dele.
Ouça musica :)

Unknown disse...

Eu quase tive isso pq quando eu tinha 9 ou 8 anos eu se olhava no espelho e via eu gorda na ecola com brincadeiras dos colegas me chamavam de gorda ai comecei a parar de comer por 3 dias so que no terceiro dia na escola quando eu estava fazendo a licao comecei a ficar zonza e desmaie entao chamaram minha mae e ela me levou no hoapital quando cheguei em casa ela me mostrou fotos de pessoas antes da bulimia e enquanto tinha bulimia quando eu vi aquelas imagens senti pavor e disse que nao eu nao queria fica assim como elas e hoje em diaa agradeco muito a minha mae por te me abrido os olhos para a burrice que eu ia fazer eu ate me sinto gorda mas nao penso em fazer isso sei que tem a posibilidade de acontecer isso de novo mas rezo para deus que isso nao aconteca com migo e nem com vcs e para quem tem abram os olhos

Rose disse...

Oi tenho 1,60 peso 117 :(
Sofro demais pq como muito, e sinto muita tristeza,ai como de novo. Desconto na comida,já pensei em suicídio,ai eu como de novo. Alguém me ajuda por favor?
Não tenho condição de paga nutricionista nem academia. E meu marido falou que estou feia e gorda,ai eu fico com mais vontade de comer.

drika ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Milagros Export disse...

Hello Blog admin,Thank you for this great opportunity to write on your blog regarding a wonderful deed of a traditional healer called Dr Itua which helped me cure my myeloma cancer and diabetes,Arthritis, At the same time I was devastated from living a helpless life until I came across Dr Itua herbal center.Dr Itua is a traditional herbal doctor who reside in africa and he have so many knowledge about natural root and herbs to cure all kind of disease and infections, Dr Itua has really been so good to me and my family in time of herbal remedies so I will advise anyone here with health challenge to contact Dr Itua for help to get healed from all kind of diseases.Contact Dr Itua herbal center on:
drituaherbalcenter@gmail.com / https://drituaherbalcenter.com